Ei, eu sou Isabel Rubim.

Ei, eu sou Isabel Rubim.

Criatividade e código

Li em 2020 o livro Criatividade S.A.: Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração escrito por Ed Catmull que me fez pensar em como posso melhorar minhas habilidades de codificação, comunicação e sobre algumas formas de me comportar diante as certas situações com o processo de criatividade.

Ed é um cientista da computação e trabalhou com programação em um período de tempo curto, já que seu interesse sempre foi em computação gráfica e nesse livro ele conta a história por trás do sucesso das animações da Pixar.

Separei algumas frases que fui sublinhando ao longo da leitura do livro que me marcaram, porque sempre volto nelas depois 💡

Esse post vai ser um compilado de frases e comentários a respeito de como podemos relacionar em certas situações sejam elas em escrever código, relacionamento com a equipe do seu trabalho ou pra vida, como você preferir.

⚠️ Não digo aqui nada como uma verdade absoluta, foram apenas experiências que ocorreram comigo e que pode servir como conselhos.

Let's Go 😆

Admitindo erros

Você está preso em um problema, tenta de tudo, pesquisa na internet, vasculha o stackoverflow e... não encontra uma solução para seu problema. Sente-se frustado por estar preso há 2 dias nesse problema.

Só quando admitimos não saber algo é que podemos aprender.

— Ed Catmull

Para resolver problemas e colaborar de forma efetiva é comunicando-se total e abertamente, não ocultando nada nem desinformando. Não há dúvida de que nossa tomada de decisões será melhor se pudermos nos basear no conhecimento coletivo e nas opiniões sinceras do grupo.

— Ed Catmull

Bem, todo desenvolvedor iniciante já passou por isso e só depois de admitir para alguém com mais senioridade que não consegue resolver o tal do problema que você é destravado, e pensa com você mesmo como não pensou nisso, mesmo depois de horas travado.

Uma das coisas que eu aprendi no inicio da minha carreira que a melhor forma de aprender é admitindo que você não sabe para você e para sua equipe, assim sua equipe pode te mostrar um caminho e te auxiliar no que você precisar e de bônus você aprende com os outros :)

A minha dica aqui é:

  • Divide os problemas em um papel ou bloco de notas
  • Comece pelo mais pequeno
  • Não sabe? Busque na internet, não achou? 👇
  • Pergunte para sua equipe
  • Sempre admite que não sabe algo

Uma boa equipe é feita de pessoas que se complementam umas às outras.

— Ed Catmull

Comunicação

Ed diz que uma das lições mais valiosas que ele conta no livro foram extraídas das falhas nos conselhos dados.

Podemos presenciar isso no code review, pair programming, 1:1 - você e seu gestor, tudo isso pode te ajudar a pensar além do problema e mais soluções. Uma das coisas que mais aprendi para escrever um código melhor foi na hora de pedir alguém para revisar meu código!

Aposte sempre no melhor, mesmo que pareça ameaçador

— Ed Catmull

Códigos podem se tornar um problema quando não são bem pensados para serem projetados com uma boa arquitetura, boas práticas, testes e escalável, tudo isso tem um custo é claro, mas deixar de fazer tem um custo ainda maior pra manter.

Insistir na qualidade sempre será o caminho melhor, isso trará bons frutos e vai te ensinar muito mais do que fazer a mesma coisa sempre. Então, sempre tente escrever um código que seja reutilizável e escalável.

Planeje, busques outras fontes, comunique, nunca seja o dono da verdade, porque sempre alguém pode te mostrar outra forma de fazer, mesmo que isso possa levar mais tempo e seja ameaçador!

A interação humana é muito mais complexa do que a teoria da relatividade ou a das cordas, é claro, mas isso apenas tornou-a mais interessante e importante.

— Ed Catmull

Escrever código vai muito além de só escrever códigos, buscar interações humanas faz parte do processo e deixar isso de lado é uma falha para seu desenvolvimento pessoal e profissional, eu aprendi no inicio da carreira que poderia ter aprendido muito mais rápido interagindo com outros desenvolvedores do que martelando a cabeça comigo mesmo.

A criatividade tem de começar em alguma parte, e acreditamos muito no poder de um feedback saudável e sincero no processo iterativo - refazer, refazer e refazer de novo, até que uma história com falhas ache seu caminho ou um personagem vazio encontre sua alma.

— Ed Catmull

Falhe cedo e falhe rápido.

— Ed Catmull

Erre o mais rápido que puder.

— Ed Catmull

Errar o mais rápido possível é buscar um aprendizado rápido e agressivo.

— Ed Catmull

A criatividade é uma mistura de erros, interações humanas, muita comunicação e tudo isso pode estar relacionado em como podemos escrever código e sua relação com a sua equipe no trabalho.

Aprendi que ser aberta ao problema é um primeiro passo pra aprender com ele. Então, não tenha medo de errar e assumir falhas, isso vai te dar um aprendizado mais rápido e agressivo 😅

E deixo essa última frase do Ed:

Devemos pensar no custo do fracasso como um investimento no futuro.

— Ed Catmull

Buy Me A Coffee

Comentários